O Programa Fornecer desenvolvido pela Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul (Sarh) foi destaque na tarde desta quinta-feira (17/11) na 84ª edição do Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Administração, em Florianópolis. A superintendente da Central de Compras da Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos (Cecom-RS/Sarh), Nizani Torres, apresentou a concepção e o funcionamento do programa que dá acesso inédito as micro e pequenas empresas ao mercado de Compras Governamentais para explorar a demanda por bens e serviços do Estado.
A primeira fase do programa, de julho a outubro deste ano, foi executada em 22 municípios das regiões Central, Fronteira-Oeste, Campanha, Jacuí-Centro e Alto Jacuí, com pregões presenciais para os itens de panificação e leite, a fim de abastecer casas prisionais, unidades da FPERGS e hospital da Brigada Militar.
“O grande mérito do Fornecer é gerar economia para o Estado, ao mesmo tempo em que descentraliza recursos já existentes, democratiza as compras públicas, que antes ficavam concentradas em meia dúzia de grandes empreendimentos. Mas o melhor de tudo é que ao fazê-lo, redistribuímos estes recursos movimentando a economia local, gerando emprego e desenvolvimento”, comemorou a secretária da Administração e dos Recursos Humanos, Stela Farias.
Em sua exposição, a superintendente da Cecom destacou ainda o critério de escolha dos municípios, que fez uso do Índice de Desenvolvimento Econômico e Social (IDESE) criado pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) para determinar a condição econômica de cada município. “Nós iniciamos o Fornecer com dois itens cuja cadeia produtiva era mais comum e simplificada. Escolhemos municípios deprimidos econômica e socialmente. A partir daí, muitos desses micro e pequenos empreendedores, que antes eram explorados por grandes empreendimentos que concorriam aos pregões, passaram a ser fornecedores diretos, sem atravessadores” afirmou Nizani.
A apresentação do Fornecer provocou interesse de secretários da administração do Pará, Ceará, Acre e Alagoas, que querem reproduzir a experiência adaptando às suas peculiaridades regionais. Todos devem enviar observadores ao Rio Grande do Sul até o final do ano, para conhecer de perto a experiência gaúcha.
Os resultados finais do Fornecer com os valores economizados, o investimento feito e o impacto positivo nas contas públicas serão apresentados ao governador Tarso Genro no final deste mês. Na ocasião serão reunidos no Palácio Piratini todos os micro e pequenos empreendedores que venceram os pregões.
Desenvolvido pela Sarh e executado através da Central de Compras, o programa conta com o apoio técnico do Sebrae e tem como parceiras as secretarias de Economia Solidária e Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sesampe), do Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
Fonte: Editoria Sarh