Desobstruir os principais pontos de estrangulamento do processo licitatório. Esta é a principal meta do Grupo de Estudo organizado pela direção da Central de Compras do Estado (Cecom-RS), em abril. “O objetivo é identificar e corrigir os pontos onde o órgão não atende adequadamente, e bem, o seu propósito, a fim de que possamos aprimorar nossa atuação dentro do serviço público”, afirma a diretora-superintendente da Cecom, Nizani Rita Palha Bonamigo Marquez Torres.
Composto por um servidor de cada divisão da Cecom, os membros do Grupo reúnem-se semanalmente para discutir os entraves advindos do procedimento licitatório. “Estamos interagindo com todas as divisões para buscar informações que possam trazer os benefícios necessários para o desenvolvimento dos processos licitatórios”, esclarece a mentora de planejamento deste estudo, Rosane Machmann Ambrozi.
O coordenador do Grupo de Estudo, servidor Cristiano Silva dos Reis, explica que “a essência da nossa função é buscar quais os motivos que levaram a não obtenção de êxito, ou mais especificamente, a não realização de determinadas licitações”. Ele observa, ainda, que este trabalho está efetuado em consonância com o processo de reestruturação da própria Cecom. Cristiano assinala que o trabalho num primeiro momento é pontual. “Depois de diagnosticados, os problemas serão eliminados nas suas raízes; gerando a otimização de todos recursos envolvidos na formação das licitações”, assegura Cristiano.
Garimpeiros
“Nada é tão bom que não possa ser melhorado”. Tendo esta assertiva como princípio e utilizando a experiência profissional como base, o gerente da Divisão de Catalogação da Cecom, Celso Bertolo, assinala que este estudo é fundamental para auxiliar os procedimentos licitatórios que resultaram “desertos” ou “fracassados”. Segundo ele “esta iniciativa servirá para corrigir, ou melhorar, o objeto do certame”.
Na opinião de Bertolo, o trabalho deste grupo lembra a atividade dos garimpeiros no que se refere à análise dos problemas:
- O grupo tem como tarefa a pesquisa individual de cada processo. Tanto naquilo que se refere a valores, bem como ao objeto, fornecedores, etc.
Jornalista Gilberto G. Maboni/Cecom-RS/Sarh; em 18.04.2011; telef. p/contato (051) 3288.1182