• Dúvidas de Credenciamento e CFE: (51) 3288-1160
Compras Eletrônicas RS Abrir menu
  • 06/04/2011 11:25

Curso da Cecom sobre Registro de Preços lota auditório do Caff

A Cecom realizou curso nesta semana, no auditório do Caff, sobre o sistema de Registro de Preços, destinado às secretarias estaduais e suas vinculadas.

                A Central de Compras do Estado (Cecom) promoveu na manhã desta segunda – feira (4/4), no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), um curso dirigido às secretarias estaduais, bem como suas vinculadas, sobre o sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666/93 e regulamentada pelos Decretos nº 3.931/2001 e nº 4.342/2002.

                Conforme observa a diretora do Departamento de Catalogação e Registro de Preços da Central de Compras (DCARP/Cecom), Lorena Correa da Silva, além de elucidar dúvidas a respeito da utilização do sistema de Registro de Preços, o curso procurou também esclarecer sobre o correto preenchimento das requisições. “Ou seja, os órgãos públicos precisam trabalhar com o quantitativo real do material solicitado. Ele deve ser o mais preciso possível na quantidade”,  enfatiza.

                Ministrado pelo coordenador do Sistema de Licitações do Estado (Lic) e assessor técnico da Cecom, Alexandre Husek de Freitas, o evento no Caff reuniu cerca de 100 servidores de diversos órgãos públicos do Estado. Para uma melhor compreensão da importância do sistema de Registro de Preços para as compras públicas, Alexandre de Freitas dividiu o curso em duas etapas: uma teórica e outra prática.

                Na primeira parte da manhã foram traçados dados comparativos com o processo licitatório anterior a esta metodologia empregada para as compras públicas. Um exemplo claro salientado pelo coordenador do Lic foi referente ao processo de aquisição dos gêneros alimentícios para o sistema prisional do Estado.

“Antigamente”, salientou, ”eram realizadas mais de 400 licitações para os gêneros alimentícios durante o ano. Hoje bastam, no máximo, duas licitações por ano”. A segunda etapa ocorreu ainda na parte da manhã, quando os presentes puderam operacionalizar o sistema de Registro de Preços, a fim de que pudessem se familiarizar com os mecanismos de atuação e, desta maneira, aumentar a adesão dos órgãos públicos para a utilização deste procedimento.

                Fonte: Site CECOM/RS

Gilberto G. Maboni/Cecom/Sarh; em 06.04.2011; telef. p/contato (51) 3288.1182