• Dúvidas de Credenciamento e CFE: (51) 3288-1160
Compras Eletrônicas RS Abrir menu
  • 11/03/2011 11:00

Diretora da Cecom - RS anuncia as inovações de sua área que serão realizadas em 2011

A diretora do Departamento de Catalogação e Registro de Preços da Cecom fala, neste pingue-pongue, sobre a metodologia que será implantada, na sua área, com o objetivo de agilizar os procedimentos licitatórios.

Diretora da Cecom - RS anuncia as inovações de sua área que serão realizadas em 2011

 

Neste pingue–pongue para o site da Central de Compras do Estado (Cecom – RS), a diretora do Departamento de Catalogação e Registro de Preços do órgão, Lorena Corrêa da Silva, revela algumas das inovações que serão implantadas, ainda este ano, na sua área. De acordo com Lorena da Silva as medidas estão compatíveis com o modelo de gestão idealizado pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria da Administração e Recursos Humanos, a qual a Cecom está vinculada. Lorena ressalta, também, que a coordenação interna para “tocar adiante estas novas idéias” ficará a cardo da superintendente da Cecom, Nizani Palha Bonamigo Marquez Torres.

Site/Cecom - Na sua área quais seriam as novas propostas para reduzir o número de itens dentro de um lote durante o procedimento licitatório?

  LorenaNa pesquisa de preços, em muitas ocasiões, em face dos inúmeros itens dos lotes licitados, observa-se dificuldades na participação de um maior número de fornecedores, situação que pode importar em prejuízos ao princípio da competitividade, pelo qual é buscada a melhor proposta. Assim, propõe-se a vinculação de um item por lote licitado. A adoção de tal medida afastará possível comprometimento do caráter decisivo do certame.

Site/Cecom - Dentro do processo de modernização na catalogação de preços está previsto a instalação de um novo software. Qual o objetivo, ou objetivos, da adoção desta moderna ferramenta no contexto do processo licitatório?

  Lorena - A aquisição de um novo software objetiva o cumprimento da legislação que determina, para o aprimoramento dos procedimentos licitatórios, a padronização dos bens e serviços com revisão das especificações dos itens licitados.

Site/Cecom - Existe um estudo, realizado pela Cecom, sobre a ampliação para a inclusão das regiões visando principalmente à compra de gêneros alimentícios para o sistema prisional do Estado. A Cecom estuda aumentar as regiões envolvidas com a produção e comercialização de alimentos, a fim de oportunizar o pequeno fornecedor regional a participar do Sistema de Compras do Estado?

   Lorena  - A Cecom-RS, estudando o procedimento licitatório, principalmente o relacionado à aquisição de alimentos para o sistema prisional, verificou ser importante a divisão do Estado do Rio Grande do Sul em nove Regiões, nos termos dos Coredes, como forma de possibilitar o maior acesso do micro e pequeno empreendedor nas licitações públicas. A Constituição da República, bem como o Projeto de Lei nº 35/2011, encaminhado pelo Governador Tarso Genro, registram a importância da implementação de tratamento simplificado para a participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais, situação que fomenta o crescimento deste segmento de mercado e implica, também, redução de custos e preços.

  Jornalista Gilberto G. Maboni/Cecom-RS/Sarh; em 11.03.2011; telef. p/contato (51) 3288.1182